Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

REFLEXÕES SOBRE ELABORAÇÃO DE PROJETOS


          Ao meu ver os projetos objetivam  contribuir para formar cidadãos críticos, reflexivos, participantes do seu próprio mundo, cientes de seus deveres e potencialidades, capazes de refletir e buscar soluções para problemas da sua escola, da sua comunidade e do seus país; preparar sujeitos ativos, solidários e democráticos, a fim de que possam  participar e aperfeiçoar a comunidade concreta da qual fazem parte.
            Os projetos são uma das formas de organizar o trabalho didático, podendo integrar diferentes modos de organização curricular. Podem ser utilizado, por exemplo, em momentos específicos do desenvolvimento curricular de modo a envolver mais de um professor e uma turma, articular o trabalho de várias áreas, ou realizar-se no interior de uma única área.
            A organização de conteúdos contextualizados em projetos, como forma de desenvolver atividades de ensino e aprendizagem, favorece a compreensão da multiplicidade de aspectos que compõem a realidade, uma vez que permite a articulação de contribuições de diversos campos do conhecimento. Esse tipo de organização permite que se dê relevância às questões dos Temas Transversais, pois os projetos podem se desenvolver em torno deles e serem direcionados para metas objetivas, com  a produção de algo que sirva como instrumento de intervenção nas situações reais, ao longo das reuniões com a comunidade escolar (Conselho de classe, reuniões de áreas e reuniões de pais). Professores e alunos compartilham os objetivos do trabalho e os conteúdos são organizados em torno de uma ou mais questões. Uma vez definido o aspecto específico de um tema, os alunos têm a possibilidade de usar o que já sabem sobre o assunto; buscar novas informações e utilizar os conhecimentos e os recursos oferecidos pelas diversas áreas para dar um sentido amplo à questão.

  “ A Escola deve fornecer a cada indivíduos os
  meios para participar, plenamente de acordo
  com suas capacidades naturais, na  vida social
  e  econômica  da  civilização  moderna,  apare-
  lhando-o, simultaneamente, para compreender
  e orientar-se dentro do ambiente em perpétua
  mudança que caracteriza esta  civilização.”

                          Darcy Ribeiro

Um comentário:

  1. Outplacement

    A grosso modo significa que a organização investe na recolocação de ex-funcionários em outra empresa. Esta consultoria é realizada por uma empresa especializada como a Global Network, que conta com profissionais altamente treinados e qualificados, visando dar apoio e orientação para as pessoas se diferenciarem nos processos seletivos. A empresa contrata o serviço e oferece sem custo a seu ex-colaborador, reconhecendo o valor do profissional, evitando conflitos e auxiliando-o a encontrar uma nova colocação no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir