Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Todo projeto é interdisciplinar? É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?


Os projetos permitem a integração de diversas áreas do saber, uma vez que para se atingir a construção do conhecimento, é necessário que haja uma adequação à realidade do aluno, tratem de problemáticas de seu interesse, levando a sistematização, formalização, reconstrução e contextualização de conceitos, no sentido mais amplo, abordando os diversos aspectos do tema em questão. Logo não é possível trabalhar com projetos sem que ele seja interdisciplinar.
É comum o trabalho com projetos a partir de um tema gerador, partindo de um conhecimento específico ou disciplinar e no decorrer do mesmo ir interagindo com conhecimentos de outras áreas, numa proposta construcionista. Já o inverso também pode ser realizado, partindo de um tema amplo para chegar a um conceito básico.
Logo, conclui-se que os projetos são potencializadores da interdisciplinaridade, pois não podem ser tomados como um processo meramente individual e sim rico de interações promovidas por múltiplos caminhos e acontece a partir do uso de diferentes formas de expressão proporcionando a aprendizagem significativa.

                                                                                                             

Um comentário:

  1. Meninas!
    O blog está excelente! Continuem criando a identidade do curso. Já me inscrevi como seguidora.
    Parabéns!
    Bjs,

    ResponderExcluir