Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

UM PROJETO PROFISSIONAL


Gosto muito de trabalhar com projetos. No CIEP 321 Dr. Ulysses Guimarães, escola em que trabalho, desenvolvo vários projetos, procurando sempre atingir toda a comunidade escolar. Acredito que com projetos atingimos a aprendizagem significativa, pois os alunos aprendem sendo os protagonistas, ou seja, aprendem fazendo.
Atualmente estou com o projeto do Ecoposto Ulyg,  onde a partir da necessidade de  ter um local apropriado para depositar o óleo de cozinha usado, diariamente, resolvi pedir a escola um espaço para fazer um posto de recolhimento de  óleo usado, pets, pilhas e baterias, a fim  de proporcionar um destino certo  para esses materiais.
Em um primeiro momento fizemos uma gincana ecológica para premiar a turma que trouxesse mais óleo, pets e pilhas; e em pouco tempo a comunidade escolar se conscientizou  abraçando o projeto como uma causa ambiental.
Hoje temos 5 agentes ambientais que fazem a conscientização dos impactos causados pelo descarte incorreto desses materiais, envolvendo também a comunidade local.
Esse ecoposto tem feito um grande sucesso, tanto que a comunidade local também aderiu a causa.
O óleo usado é vendido ao disk-óleo vegetal, que encaminha uma parte do óleo para a Neutral para a produção de sabão e a outra parte para a Bahia, para a produção de biodisel. Com isso o projeto passa a ser auto-sustentável, pois com o dinheiro, fazemos folhetos informativos, faixas para informar a comunidade sobre o ecoposto, camisas diferenciadas para os agentes ambientais, confecção de um porta-pets gigante, entre outros.
O projeto foi tão bem aceito que já foi reconhecido  e divulgado pelas grandes mídias (jornal O Globo, O dia, Tv escola, Jornal Educar, Jornal do Bairro Jacarepaguá, entre outros.)
No blog que criei para a escola (WWW.blogulyg.blogspot.com ) é possível ver imagens das etapas do projeto e das reportagens sobre o mesmo.
Mônica Lacerda Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário